• Hildebrando Couto Santos

A Sabedoria Oculta dos Homens

A necessidade dos novos "velhos sábios" que conduzirão o nascimento de um mundo de homens maduros.



Em várias partes do mundo foram encontradas cavernas com pinturas feitas pelas primeiras espécies de humanos, e que expressavam rituais locais. Quase todos os antropólogos que estiveram avaliando as cavernas onde foram descobertas as pinturas do homem antigo são unânimes em dizer que aquelas pinturas nas paredes foram feitas por homens para homens, especialmente para a iniciação dos meninos no vasto mundo da responsabilidade e da espiritualidade masculina.


Em várias tribos indígenas espalhadas pelo mundo todo, inclusive tendo continuidade nos dias de hoje, onde há rituais que levavam os meninos a um processo de iniciação, de ruptura com o menino para nascer o homem. Estes rituais eram praticados por homens entre homens, e com a condução do mais velho ancião ou velho sábio. Isso também tinha como prática o afastamento do menino da sua mãe ou de qualquer interferência feminina, já que até aquele momento eram as mulheres que mais o influenciava.


Tanto o homem da caverna, como nos demais rituais posteriores e atuais, praticamente defendiam a ideia e prática de "matar o menino para nascer o homem".


Mas como “matar o menino”? “como criar o espaço para homem surgir”?


A ideia, no fundo, é sairmos de uma forma inferior de vivência para uma outra superior, menino para homem, entende?


Para isto, as práticas buscavam levar o menino ao limite seja da sua emotividade e sentimento, seja do seu físico, se pegarmos rituais mais próximos da nossa realidade (que conseguimos buscar exemplos para analisar).


O menino era levado a viver junto com outros homens situações em que seu ego era “morto”, colocado a prova. Assim tudo o que ele tinha de certeza, de orgulho, de vaidade, de força, de paixão...eram literalmente “mortos”.


É ir ao limite e passar por uma espécie de “morte”, assim surge o homem com seu orgulho, sua vaidade, sua força, sua paixão, um jeito de se posicionar na vida, com sua humildade e ao mesmo tempo com expressão forte diante das exigências da vida. Um espaço se abriu deixando vim algo da natureza inerente do homem, e o menino passa a ser secundário.


O menino não deixa de existir dentro de nós, jamais, pois ele também é necessário. O homem surge com vivacidade, com coragem, nasceu, passando pelas provas, sem medo de se posicionar.


Dificilmente damos espaço para o homem surgir em nós com um menino egocêntrico e orgulhoso e dono de si imperando em nós, e assim carregamos as atitudes e comportamentos deste menino como se fosse o “homem”, mas o homem é reprimido e sucumbe, e só aparece em situações raras da nossa vida.


Aí eu te pergunto:

Quantos de nós vivemos ainda como meninos? nos comportamos e temos atitudes de meninos?
Mas o que é ter atitude de menino? quais são os comportamentos de menino? e as de homem, como são?

Me restrinjo a trazer um exemplo, bem básico, mas creio ser o suficiente: quando somos movidos por traições, enganações, mentiras, competições sem o menor sentido, quando não conseguimos manifestar o que sentimos e desejamos, a quem pertence estes comportamentos, a um homem maduro e autônomo OU a um menino levado e imaturo?


Podemos ter 60 anos e ainda ser um menino ou ter 21 e ser um homem maduro. O que determina é o grau de vivência que tivemos que nos ensinou ou nos deu uma referência do que é ser um homem.


Os rituais eram uma espécie de lugar seguro para ensinar e fazer a prática de passagem do menino para homem, e isto foi sufocado pelas sociedades urbanas, pelo Patriarcado, pelas sociedades economicistas, por algumas práticas religiosas...

O que nos restou de rituais estão longe de nos possibilitar a libertação do homem, e podemos dizer que são falsos ou superficiais, e normalmente trabalham com humilhações ou puras desmoralizações masculinas, a perda da identidade pessoal e/ou pura violência, por exemplo: ALISTAMENTO MILITAR, GANGUES DE RUAS, PRISÕES, GRUPO DE AMIGOS DA MESMA IDADE, AMIGOS DO BAR E DA FESTA, AMIGOS DO FUTEBOL, algumas INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS", que normalmente levam para uma masculinidade atrofiada, distorcida, limitada e/ou falsa.


O que os rituais antigos faziam eram "entre aspas", "matar o ego do menino", levar o menino a uma morte simbólica, compreende? E os pseudos rituais de hoje levam o menino a ser o imperador, e matam o homem.



E para concluir, sobre os rituais de passagens do menino para o homem, a iniciação SEMPRE acontecia em um espaço de confiança, sagrado e totalmente protegido espiritualmente, e com a condução de alguém bem experiente, que normalmente era um "velho sábio", que ensinavam portanto a sabedoria oculta dos homens, aqueles conhecimentos e sentimentos que são compartilhados apenas entre homens maduros, homens que viveram e passaram pelas iniciações, para ensinar.


Hoje, se analisarmos um pouco, perceberemos que faltam anciãos, velhos sábios, que possam conduzir iniciações, que possam ajudar outros homens.


Há uma necessidade de construirmos relações duradouras e de alta confiança entre homens, em ambientes seguros e sagrados, protegidos e abençoados espiritualmente, para que cada um de nós tenha a possibilidade de sermos futuros "velhos sábios". A nossa grande tarefa como homem é evoluirmos enquanto homens para melhorando o nosso comportamento e mudando atitudes, sermos exemplos para outros homens e meninos.


O espaço sagrado dos homens, é um espaço de sabedoria, é o espaço de confiança, de cultivo da espiritualidade masculina, e um espaço de autoconhecimento em grupo.


Precisamos deixar de lado a ideia de "cada um por si".


- - -

PEREGUN - Vivência para Homens, tem como objetivo este despertar dos homens para a construção de "velhos sábios", para despertar o guerreiro interior, através de rituais, medicinas sagradas da floresta, rodas de conversa, fogueira, convivência comunitária, práticas de responsabilidades em grupos, práticas terapêuticas integrativas e sistêmicas. Clique aqui e saiba mais



#vivenciaentrehomens

#autoconhecimento

#espiritualidademasculina

#iniciacaodehomens

#despertardoguerreirointerior





ATENDIMENTOS ONLINE E TAMBÉM PRESENCIAL (nas cidades de Porto Alegre/RS, São Leopoldo/RS, Novo Hamburgo/RS, Sapiranga/RS e Araricá/RS)

Me segue lá no Instagram e acompanhe os textos e artigos diários: INSTAGRAM

© 2018 by Hildebrando Couto Stos  - Whats (51) 998 740 030