• Hildebrando Couto Santos

Buscar ajuda não minimiza a sua força. Deixar de dar atenção ao que você precisa, sim.

Este texto é sobre cuidado e atenção consigo mesmo, sobre o que valorizamos e deixamos de dar atenção, sobre o comportamento de muitos homens em ser desleixado consigo mesmo, e também sobre o que podemos fazer para gerar novos hábitos.


Buscar ajuda não minimiza a sua fotça

Tudo o que eu valorizo, desejo e cuido, inclui os cuidados comigo mesmo?

Quando não dou a devida atenção ao que eu preciso, o que mais na minha vida deixo de dar atenção?


Um comportamento não ocorre de forma isolada e sobre apenas um aspecto da nossa vida, ele reflete ou é reflexo de outros comportamentos que já vem ocorrendo, e que muitas vezes não conseguimos observar de forma clara. Para conseguirmos perceber melhor isto precisamos mudar uma atitude importante em nós e dar maior importância a forma como damos atenção ao que fazemos.


Quando damos atenção a algo damos também poder para nossa capacidade de observação, e criamos as condições para perceber o que estamos dando importância e o que está sendo deixado de lado.


Deixo de lado os cuidados comigo mesmo quando deixo de manifestar o que estou sentindo, quando deixo de manifestar meus sentimentos por vergonha ou por medo ou por culpa ou por considerar-me vítima ou por não aceitar situações que ocorrem dentro de mim. E também, quando não cumpro as minhas tarefas, quando deixo de assumir as responsabilidades por tudo o que assumi fazer e não fiz, ou pelo que fiz e não foi como eu desejava, e quando não dou importância ao meu desenvolvimento e evolução pessoal (e aqui os homens são campeões em desleixo).


De tudo o exposto acima, sinceramente, observando como homem, o mais inquietante dos comportamentos é quando deixo de me desenvolver como pessoa, buscando ajuda de outras pessoas para identificar minhas limitações e meus poderes pessoais, porque aí me coloco em um lugar de estagnação, e do qual não crio novas possibilidades de resolver os entraves da minha vida, e não me conecto com meu poder pessoal de uma forma mais ampla. Normalmente não fazer nada nesta direção está associada a ideia de auto-suficiência, arrogância, ou mesmo com auto-sabotagem pessoal.


Vivemos momentos em que notamos claramente um grande despertar feminino, no qual mulheres estão buscando se desenvolver e se libertar de amarras e comportamentos limitantes, mas também de criar novas possibilidades para suas vidas resgatando a força feminina. Também notamos que há uma necessidade das pessoas viverem mais os seus sonhos e propósitos de vida, conectando com sua espiritualidade, e serem menos reféns dos interesses econômicos, políticos e sociais,e deixarem de ser objetos e serem protagonistas da sua própria vida. Para os homens, há uma necessidade de se libertarem das limitações em que foram educados numa sociedade que ainda é muito machista e opressora, e também dos comportamentos que continuam a alimentar durante toda a vida quando reforçam a ideia de que um homem forte é agressivo, impulsivo.

Então, se tem algo que pode ser eleito como um "carro-chefe" para a mudança de muitos comportamentos é o desenvolvimento do autoconhecimento, que é se abrir para aceitar orientação, aceitar que você não sabe tudo, aceitar que buscar ajuda não minimiza a sua força, e de que você não perde poder quando busca um terapeuta, um coach, um profissional de desenvolvimento humano. Aí é que reside a grande mudança de conceito: um homem totalmente agressivo e impulsivo na verdade é fraco diante das situações da vida e com ele mesmo, e a agressividade, violência e impulsividade é a maneira que ele encontrou de esconder sua fraqueza.


-----

Aqui deixo um convite para as mulheres, por onde tudo começa, a convidarem seus esposos e namorados e afins, irmãos, amigos, colegas... e especialmente aos homens diretamente, para que conheçam o workshop Despertar da Águia - para Homens.


#Autoconhecimento

#DespertardaÁguia

#WorkshoparaHomens

#DespertarMasculino

#SagradoMasculino

#MasculinoSagrado

#WorkshopDespertardaÁguia




HILDEBRANDO COUTO SANTOS






ATENDIMENTOS ONLINE E TAMBÉM PRESENCIAL (nas cidades de Porto Alegre/RS, São Leopoldo/RS, Novo Hamburgo/RS, Sapiranga/RS e Araricá/RS)

Me segue lá no Instagram e acompanhe os textos e artigos diários: INSTAGRAM

© 2018 by Hildebrando Couto Stos  - Whats (51) 998 740 030